Matriz CSD como base para um plano de ação em projetos

Thais Tarmann
4 min readOct 7, 2019

--

A Matriz CSD vem sendo cada vez mais utilizada em processos de design nas empresas, seja para criação de aplicativos, softwares ou até melhorias de funcionalidades, mas a real é que ela pode ser usada em qualquer situação que envolva resolver um problema como um todo.

Você já conhece e sabe como utilizá-la?

Alimentando a matriz CSD com post-its durante a dinâmica.

Matriz CSD

Um projeto costuma envolver muitos profissionais e é normal que cada pessoa tenha sua visão, experiências e informações diferentes que podem agregar ao processo, e a Matriz CSD (sigla para Certezas, Suposições e Dúvidas) pode ser uma forma ágil e potente de começar um novo projeto, levantando o que todos os envolvidos sabem sobre o assunto e nivelando o conhecimento entre os membros do time.

Como fazer?

Reuna seu time (ou stakeholders necessários) em uma sala, definam um tempo para que todos escrevam em post-its individuais as certezas, suposições e dúvidas que tem em relação ao projeto, respondendo as perguntas:

  • O que nós já sabemos a respeito?
  • Quais são as nossas hipóteses? O que supomos saber?
  • Quais dúvidas nós temos? Quais perguntas poderiam ser feitas?

Após o tempo pré-definido acabar, um por um, leiam as questões e definam a qual coluna corresponde mais, debatendo e agrupando pontos semelhantes sempre que possível e com isso definido, fixe os post-its na área correspondente do quadro.

Plano de ação

Após isso, chegamos na pergunta: depois de colocar as perguntas no quadro, o que podemos fazer com tudo isso?

Obviamente, a Matriz CSD funciona como um ótimo ponto de partida e colocar todas essas questões no papel costuma facilitar o entendimento do processo e alinhar o time sobre um assunto, mas a real é que muitas vezes acaba sendo “apenas” uma dinâmica de inicio de projeto, e muito se perde desde então.

Após rodarmos inúmeras dinâmicas e inícios de projetos, eu e meu time sentimos que faltava algo para que ele se conectasse a nossa realidade, pois no princípio fazíamos a dinâmica e o material era usado como alinhamento, trazendo ideias que precisaríamos, mas invariavelmente o material acabava dentro de uma pasta e esquecíamos de sua existência.

A partir de um certo momento começamos a digitar todos os post-its em uma tabela para que ficasse anexado aos outros documentos do projeto na nuvem, podendo ser acessado mais facilmente no dia a dia do que dezenas de papéis e post-its soltos.

Para tornar isso mais útil e relevante tentamos criar gráficos para ver assuntos mais relevantes, encontrar correlações, agrupar e etc, mas no fim tudo parecia muito sem sentido. Até que um dia ao conversarmos sobre este assunto acabamos levantando a seguinte questão:

Que ação devemos tomar para validar as questões levantadas?

Desde então temos usado essa pergunta como direção após concluirmos a Matriz CSD e passamos a incluir uma coluna extra em nosso arquivo para incluir plano de ação, o que geralmente acaba sendo uma das etapas de descoberta do nosso processo de design que será usado seguida para validar as anotações levantadas.

Isso hoje em dia tem nos ajudado tanto a escolher quais serão as próximas etapas do processo de descobrimento, quanto criar roteiros semi-estruturados para entrevista com stakeholders, usuários, levantamento de dados, etc.

Não sabemos se essa de fato é a melhor solução e tão pouco achamos está tudo perfeito, mas por termos um time enxuto para projetos tão grandes, estamos constantemente adaptado diversas metodologias para nosso cotidiano em busca de sermos cada vez mais assertivos.

Se você tem alguma ideia, ou gostaria de conversar sobre processos, estamos sempre abertos para ouvir e debater em busca me melhorar de cada vez mais.

Apesar de ter escrito o artigo e mergulhado fundo para aprimorar o processo, há duas pessoas na qual precisam receber o crédito por tudo isso também, visto que o processo não teria sido aprimorado sem a ideia e ajuda deles.

  • Carla Lazzarini (Product Manager do Reclame Aqui) que por sua constante busca por melhoras no produto trouxe a preocupação de que deveríamos utilizar a matriz como algo a mais, e em um de seus projetos agrupou todas informações em ações poderiam resolver vários problemas de uma vez só.
  • Brunão Oliveira (Lead Product Designer no Reclame Aqui) que me trouxe as ideias e ações da Carla, e juntos fomos aprimorando o processo até que chegou á um ponto que fosse satisfatório á nossas necessidades.

--

--

Thais Tarmann
Thais Tarmann

Written by Thais Tarmann

Product Designer passionate about crafting interactions & experiences through empathy, creativity & teamwork.

No responses yet